Perguntas Frequentes | Dra. Ana Carina Junqueira: Especialista em Medicina Capilar
Shape

É normal cair mais de 150 fios por dia?

Sim, é normal uma pessoa perder entre 100 a 150 fios de cabelo por dia. Essa queda ocorre no banho ou ao pentear os fios de cabelo. O que não é considerado normal chama-se “queda ativa”, na qual ocorre a queda de cabelo ao encostar no travesseiro e sofá ou quando os fios caem em tufos.

Meu cabelo está caindo após a menopausa - o que devo fazer?

A queda de cabelo nesse período da vida feminina ocorre por conta da diminuição na produção de estrogênio, hormônio que é produzido pelo ovário. O mais indicado é buscar por um médico ginecologista para realizar o tratamento de reposição hormonal.

Cabelo cai depois da gestação? O que devo fazer?

Sim. A mulher pode perder até 500 fios de cabelo por dia após a gravidez. Por conta das alterações hormonais durante a gestação, as quedas consideradas normais diminuem, tornando os cabelos mais fortes e brilhosos. Cerca de 3 meses após o nascimento do bebê, entretanto, os níveis hormonais voltam ao normal e os cabelos que não tinham caído no período da gravidez começam a cair.

Estou ficando calvo, existe tratamento?

Existem muitos tratamentos que auxiliam na recuperação dos fios para homens e mulheres que sofrem com a calvície, como tratamentos hormonais e até cirurgias capilares. O indicado é buscar o acompanhamento com um especialista, para que este profissional faça uma avaliação e indique o melhor tratamento para seu caso.

Finasterida, causa impotência?

Não. O medicamento pode gerar uma diminuição na libido, mas ele não causa impotência sexual.

Meus fios estão afinando muito, o que devo tomar?

Para a indicação da melhor abordagem terapêutica, o paciente deve procurar por um médico tricologista, para que possa ser avaliado e assim seja definido qual o tratamento a seguir.

Qual shampoo devo usar para fazer crescer meu cabelo?

Existem pessoas que estão predispostas a ter cabelos mais longos. Para aquelas que desejam o crescimento dos fios de forma saudável, o indicado é buscar por um médico tricologista, o qual fará uma análise da estrutura capilar e, com base nas informações obtidas, poderá indicar o melhor shampoo ou tratamento para o crescimento de seus fios.

Estou com falhas de cabelo na cabeça, tenho Alopecia Areata?

A Alopecia Areata é uma doença inflamatória que provoca a queda do cabelo. Além da predisposição genética e componente autoimune, existem diversos outros fatores envolvidos em seu aparecimento. Quando os fios começam a cair, resultam em falhas circulares sem pelo ou cabelo, porém somente um médico especializado poderá fazer a análise correta e diagnosticar se você está com a doença.

Minha testa cada dia parece maior, será que vou ficar careca?

Existem várias causas que levam uma pessoa a ficar careca, mas a principal delas é a genética ou a questão hormonal. Apesar disso, a perda de cabelo pode ocorrer em decorrência de hábitos, estilo de vida, medicamentos, doenças inflamatórias e autoimunes, entre outros. O processo da calvície leva anos, sendo possível o acompanhamento e tratamento. O indicado é consultar um Tricologista para acompanhamento.

Tenho menos de 30 anos e sofro com calvície androgenética. O que posso fazer?

Muitos jovens sofrem com a calvície androgenética e buscam por soluções cirúrgicas, o que não é necessariamente o melhor método para pacientes jovens. O recomendado nesse caso é o tratamento clínico até que ocorra a estabilização da queda dos fios. Existem vários tipos de tratamentos clínicos e cada caso deve ser avaliado por um Tricologista, que irá indicar a melhor abordagem para o paciente.

Uso química no cabelo e notei a queda dos cabelos. Como tratar?

O profissional indicado para apontar a solução é o Tricologista, que fará uma análise para elaborar o diagnóstico correto da queda de cabelos — que pode ou não, estar associada ao uso de química nos fios.

Aviso de Privacidade